LIXO
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados inúteis, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
MATERIAIS RECICLÁVEIS
VIDRO (RECIPIENTE VERDE) » Garrafas » Vidros de conserva » Lâmpadas incandescentes » Cacos de vidro. OBS: objetos pontiagudos e cortantes devem ser bem embalados em jornal, evitando acidentes de trabalho com os Garis (coletores de lixo) | PLÁSTICO (RECIPIENTE VERMELHO) »Embalagens de produtos de limpeza » Garrafas plásticas » Tubos e canos » Potes de creme e xampu » Baldes e bacias » Restos de brinquedos » Sacos, sacolas e saquinhos de leite limpos |
PAPÉIS SECOS (RECIPIENTE AZUL) » Jornais, listas telefônicas e folhetos comerciais » Folhas de caderno, revistas e folhas de rascunho » Papéis de embrulho » Caixas de papelão » Caixas de brinquedos » Caixas longa vida ou Tetra Pak | METAIS (RECIPIENTE AMARELO) » Tubos de pasta de dentes » Latinhas de cerveja e refrigerante » Enlatados » Objetos de cobre, alumínio, lata, chumbo, bronze, ferro, zinco |
Observação: Todo o material a ser reciclado deve estar limpo.
Observação 2: Caso o Programa de Coleta Seletiva de sua cidade ou comunidade também valorize a matéria orgânica do lixo, deverá ter um recipiente somente para este.
(Fonte: Cempre - SP)
LIXO ORGÂNICO
LIXO ORGÂNICO
DICA: Você pode aproveitar esta parte de seu lixo para enriquecer seu jardim! Não será mais necessário a compra de adubos industrializados. |
(Fonte: Cempre - SP)
Lixo Orgânico
Saiba o que é lixo orgânico, aterros sanitários, tratamento, exemplos, geração de energia, compostagem.
Lixo Orgânico: resíduos de origem animal e vegetal
Definição
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.
Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).
O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Lixo)Lixo comercial
Formado pelos resíduos sólidos das áreas comerciais Composto por matéria orgânica, papéis, plásticos de vários grupos.
(fonte: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=143&Itemid=250)
(fonte: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=143&Itemid=250)
Lixo doméstico
Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas em geral, plásticos, entre outros. (fonte: http://www.ib.usp.br/)
Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico
Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores,telemóveis, computadores, geladeiras e outros dispositivos). Alguns resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para omeio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_eletr%C3%B4nico |
LIXO INDUSTRIAL
Lixo industrial é o lixo que resulta dos processos de produção das industrias, ele varia de acordo com a industria, assim industrias metalúrgicas, alimentícias, químicas tem um lixo bem diferente, requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo, na industria alimentícia os refugos (produção que não pode ser aproveitada) é vendida para fabricas de ração animal. Industrias metalúrgicas e de plásticos vende seu refugo para serem reciclado por outras empresas. As industrias químicas porem precisam tratar seu rejeitos, isso muitas vezes requer altos investimentos. O problema é quando ele não é tratado sendo jogado em rios ou queimados, o que polui o meio ambiente. Mas com investimento isso pode ser revertido, um exemplo bom é a cidade paulista de Cubatão que na década de 80 sofreu com a poluição e hoje graças ao investimento e pesquisa esta conseguindo reverter esse quadro.
http://mundodolixo.tripod.com/index_arquivos/page0005.htm |
Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas, e formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteris e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas, e formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteris e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.
Os Resíduos Sólidos Hospitalares ou como é mais comumente denominado "LIXO HOSPITALAR", sempre constituiu-se um problema bastante sério para os Administradores Hospitalares, devido principalmente a falta de informações a seu respeito, gerando mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares e principalmente a comunidade vizinha as edificações hospitalares e aos aterros sanitários.
A atividade hospitalar é por si só uma fantástica geradora de resíduos, inerente a diversidade de atividades que desenvolvem-se dentro destas empresas.
DESTINO DO LIXO
LIXÃO
Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão, o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.
INCENERADORES
Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. É recomendada a reutilização racionalizada dos materiais queimados para a confecção de borracha, cerâmica e artesanato.
ATERRO SANITÁRIO
Aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.
Comentários Profª Teresa
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.