Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grupo 1 - Lixos

Lixo
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

 
                             
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. São considerados recicláveis aqueles resíduos que constituem interesse de transformação, que têm mercado ou operação que viabiliza sua transformação industrial.
Lixo Orgânico  
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.

Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.
Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. A contaminação destes pode gerar doenças como dengue, malária, febre amarela, etc.
No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).

Lixo Inorgânico
Resíduos inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.

Lixo Público
É formado pelos resíduos sólidos resultantes das atividades de limpeza de vias e logradouros¹ públicos .O que é preocupante é a destinação que as prefeituras dão ao resíduo coletado na limpeza das galerias e bocas de lobo, já que estas cargas difusas² não devem ser tratadas como lixo público, devido a sua composição que pode conter até contaminantes industriais. Se levado à um aterro sanitário comum essas cargas podem contaminar os lençóis freáticos.


Lixo doméstico e comercial
Lixos domésticos são os resíduos gerados no dia-a-dia nas residências dos cidadãos e por extensão, nos restaurantes, hospitais e nos locais de trabalho (neste caso, somente considerando aqueles assemelhados aos gerados nas residências).

Dos lixos domésticos se excluem, para facilitar o entendimento, os pós de varrição, os restos de obras e os líquidos que vão esgoto abaixo, entre outros que não ficam bem caracterizados.

O lixo comercial é gerado pelo setor terceiro(setor comercial) e é constituído por restos alimentares, embalagens em geral e papéis.

Lixo Hospitalar
Lixo hospitalar representa perigo à saúde e meio ambiente, hospitais e clínicas produzem lixo que pode estar infectado ou contaminado. Podem também se desfazer de drogas e remédios que podem se tornar perigosos. O lixo hospitalar é composto de agulhas, luvas, seringas, curativos, etc.

Lixo Industrial
O conceito de lixo industrial é todo aquele material produzido para embalar, ensacar, aglutinar e acoplar produtos do fabricante para serem comercializados.

Os resíduos perigosos, produzidos sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.

Lixo Eletrônico
Lixo eletrônico é um termo empregado para descrever os produtos elétricos e eletrônicos descartados.

O lixo eletrônico contém muitos componentes tóxicos e perigosos que, em sua maioria, ainda são depositados em aterros sanitários. Boa parte da porção restante é exportada a alguns países em desenvolvimento, onde trabalhadores - que muitas vezes trabalham em condições de pouca segurança e sem fiscalização - reciclam esses resíduos.O lixo eletrônico é composto de máquinas fotográficas, celulares, televisões, computadores, etc.

                                                      Destinos do Lixo

Lixão
Um método que pode parecer o mais barato para se livrar do lixo é jogá-lo em um grande terreno .Tal local é denominado lixão, lixeira ou vazadouro.

Os restos de comida que existem no lixo permitem que certos seres vivos se desenvolvam nos lixões. Alguns micro-organismos causam doenças e são chamados de micro-organismos patogênicos.

Os ratos, as baratas e as moscas que vivem em lixões podem transportar nos seus corpos os micro-organismos patogênicos.Assim , esses animais atuam como transmissores de doenças para as pessoas que moram nas proximidades de um lixão.As doenças podem ser: leptospirose, dengue e elefantíase.
                   

Incineradores
Incineração é um processo de combustão para transformar resíduos sólidos, líquidos, gases e combustíveis em dióxido de carbono, outros gases e água, reduzindo significamente o volume e pesos iniciais.

Incinerar o lixo significa queimá-lo.A incineração é feita num gigantesco forno afinal restam as cinzas , que são levadas ao aterro sanitário. Como o volume dessas cinzas é cerca de dez vezes menor do que o volume do lixo queimado, a incineração ajuda a resolver o problema de espaço. No entanto, a incineração também apresenta seus problemas. Queimar o lixo é mais caro do que enterrá-lo. Além disso, quando o lixo é queimado, saem pela chaminé gases tóxicos e um pouco de cinzas.


                                                      Aterros Sanitários
Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.



Causas e consequências do acúmulo do lixo
O acúmulo de lixo vem aumentando e trazendo consequências cada vez mais desastrosas ao meio ambiente e à saúde pública. Até o início do séc. XX existia uma harmonia entre o ser humano e a natureza, uma vez que todo o lixo gerado – que era composto basicamente de materiais orgânicos, como restos de alimentos, excrementos de animais e outros – era absorvido pela natureza.


O lixo comercial é todo resíduo produzido pelos setores de prestação de serviços e comercial, entre eles podemos citar os supermercados, agências bancárias, bares, restaurantes, lojas, etc. Estes resíduos consistem, principalmente, em vários tipos de papel e plásticos, sendo que seu destino mais adequado seria o encaminhamento para a reciclagem, uma vez que estes materiais são largamente reaproveitados e tem um bom valor comercial.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm
http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem_rejeito.html
http://www.abcdaecologia.hpg.ig.com.br/lixopublico.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/lixo-domestico.php
http://www.cenedcursos.com.br/lixo-hospitalar.html
http://www.projetoscomatitude.com.br/lixoindustrial/
http://www.rolandiavirtual.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=157:projeto-de-lixo-eletronico&catid=34:noticias-da-semana
http://www.scribd.com/doc/3347320/Apostila-Inter-Saberes-Ciencias-e-Matematica
http://www.reciclagemlixo.com/destinacao/incineracao-do-lixo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_sanit%C3%A1rio
http://jornalizta.blogspot.com/2007/04/lixo-acmulo-de-problemas_05.html
http://www.agricolandianews.com/?ler_noticia_id=265&title=acumulo-de-lixo-prejudica-moradores-do-bairro-buraco-dagua


Backup Comentários Profª Teresa

Nenhum comentário: